Câmara de Santos homenageia Praticagem

0
844
IMPRIMIR

11030647_914039118677759_4827485431903680993_nA Câmara Municipal de Santos homenageia dia 6 a Praticagem de São Paulo pelos serviços que presta à comunidade, realizando as manobras com agilidade e grau de excelência comparáveis aos mais modernos e importantes portos do mundo, apesar das conhecidas restrições geográficas do canal de Santos. Sempre com o objetivo de garantir a segurança para toda a população e meio ambiente e o livre funcionamento portuário. A proposta foi apresentada pelo vereador José Teixeira Filho, o Zequinha Teixeira, presidente da Comissão de Assuntos Portuários e Marítimos, com uma  vivência de 47 anos nas questões do porto. “Em toda minha experiência com o  porto, conheci a importância do trabalho dos práticos, que garantem a segurança da navegação no canal com a “expertise” adquirida” e grandes investimentos em tecnologia” observou o vereador Zequinha de Abreu, justificando a homenagem que propôs. “Infelizmente, a população não conhece a real importância dessa atividade e essa razão nos levou a homenagear a Praticagem de São Paulo”.

Há alguns meses os vereadores conheceram as instalações da Praticagem de São Paulo, responsável pela manobra, atracação de desatracação dos navios na área dos portos de Santos e São Sebastião. Zequinha Teixeira comentou: “Fiquei muito impressionado com o Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) e com todos os investimentos realizados para o bom andamento desse serviço essencial para e a segurança na navegação no Canal, mantendo o porto em operação e dando tranquilidade à população das cidades portuárias”. A Praticagem de São Paulo ficou sensibilizada com a homenagem, conforme destacou seu presidente, Claudio Paulino. “ Não medimos esforços para oferecer  um serviço de primeiro mundo. Temos consciência da nossa responsabilidade pela segurança da navegação em Santos e a consequente preservação de vidas, do meio ambiente e da Economia. E é muito bom ver nosso trabalho reconhecido”.

O porto de Santos apresenta um índice de acidentes de 0,002%, um dos menores do mundo. Claudio Paulino destacou que a Praticagem está sempre atenta as mudanças tecnológicas e se antecipa nas soluções. Foi o caso do nosso Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de tráfego.  “Percebemos que as dimensões dos navios estavam rapidamente crescendo, exigindo maior perícia para manobrar navios de 330 metros de comprimento num porto geograficamente limitado. Surgiu daí o investimento no novo Centro de Operações, que colocou a Praticagem de São Paulo como uma das mais modernas do mundo e aumentou a segurança nas manobras com os novos dados disponíveis em tempo real”.

Esses dados são importantes para orientar as manobras, mas adquiriram uma outra relevância: a Praticagem firmou convênios e fornece sem custos essas informações que estão alimentando programas científicos e acadêmicos de universidades como a USP, Unisanta e Unimonte.

“Desejo que nas mais diversas ocupações, todos possam ter o espírito e dignidade que os práticos possuem ao conduzir com inteligência, lógica, conhecimento, técnica e segurança, essas verdadeiras cidades que são as embarcações que chegam e saem do Porto do Santos”.

José Teixeira Filho, o Zequinha Teixeira, presidente da Comissão de Assuntos Portuários e Marítimos