Azul Conecta anuncia retomada de voos Rio Grande/Porto Alegre

0
576
IMPRIMIR

As ligações de Bagé, Rio Grande, Santa Rosa, Santana do Livramento e São Borja com a Capital eram realizadas antes da pandemia pela Two Flex e devem ser retomadas agora pela Azul Conecta no primeiro semestre de 2021. Para Passo Fundo não há prazo definido, já que a volta das operações depende da finalização da obra na pista do aeroporto. Uma alternativa temporária analisada pela empresa seria a utilização do aeroporto de Erechim.

Já os voos de Santa Cruz do Sul e Vacaria a Porto Alegre e de Canela a Curitiba foram sinalizados pela empresa como possíveis novas rotas na negociação com o governo do Estado e poderiam começar ainda em 2021. Para abrigar os novos destinos, também é possível que rotas operadas anteriormente pela Two Flex sejam substituídas.

A ampliação do leque de destinos ficará por conta da Azul Conecta, nome dado pela companhia à antiga Two Flex, que opera com aviões monomotores para nove passageiros. Antes da pandemia, as conexões disponíveis eram da capital gaúcha a Bagé, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Rosa, Santana do Livramento (via aeroporto de Rivera, no Uruguai) e São Borja. Em princípio, essas rotas seguem previstas e poderão ser retomadas no decorrer do primeiro semestre de 2021.  

Concessões de aeroportos devem avançar em 2021

Além de mudanças na oferta de voos no interior do Estado, 2021 também deverá contar com movimentações na infraestrutura aeroportuária do Rio Grande do Sul. A tendência é que haja avanço no processo de concessão de terminais geridos pelo Estado e pela União à iniciativa privada.

Em 2019, o governo federal havia anunciado a intenção de conceder os aeroportos de Bagé, Pelotas e Uruguaiana e tinha expectativa de que o leilão fosse realizado até setembro de 2020. Agora, a projeção do Ministério da Infraestrutura é de que a concorrência ocorra no primeiro trimestre de 2021. Segundo a pasta, a pandemia de coronavírus foi responsável por atrasar o processo.  

Em outra frente, o governo do Estado pretende abrir um procedimento de manifestação de interesse (PMI) para os terminais de Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Maria, Rio Grande e Torres. A partir da abertura do PMI, empresas teriam cerca de 120 dias para apresentar projetos com sugestões de melhorias e aproveitamento dos aeroportos.

— O segmento de concessões de aeroportos já é considerado maduro no Brasil. Queremos entender se há apetite do mercado pelos terminais regionais — destaca Bruno Vanuzzi, secretário extraordinário de Parcerias do Rio Grande do Sul.

O governo estadual avalia que terminais de Passo Fundo e de Santo Ângelo estão entre os que podem despertar mais interesse, já que possuem recursos federais garantidos para melhorias nos próximos anos. O aeroporto da região norte começará a ser reformado neste mês, com aporte federal superior a R$ 43 milhões. A partir de 11 de janeiro, as atividades serão interrompidas para o início da reforma da pista.

Segundo o engenheiro do Departamento Aeroportuário (DAP) do Rio Grande do Sul Leandro Taborda, o terminal nas Missões está com licitação aberta para a contratação do projeto executivo e deve definir empresa responsável pelas obras até 2022. No local, o pátio para aeronaves será ampliado e um novo terminal de passageiros será construído.

Fonte: Gaúcha ZH