Antaq autoriza novo terminal de passageiros no Porto de Santos

0
35
IMPRIMIR
O empreendimento prevê a implantação de um molhe que se estenderá em paralelo ao canal de navegação do Porto, chegando a uma ilha artificial a ser construída. Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou a construção e a exploração de um novo terminal de passageiros no Porto de Santos (SP). O aval foi dado na última reunião de diretoria do órgão, realizada na semana passada.

O empreendimento é uma Instalação Portuária de Turismo (IPTur) e faz parte do Projeto Santos Vivo, idealizado há mais de 20 anos pelo grupo logístico Transbrasa.

A área de 294,8 mil m² prevista para a implantação do projeto fica no bairro da Ponta da Praia, às margens da Baía de Santos. O empreendimento prevê a implantação de um molhe que se estenderá em paralelo ao canal de navegação do Porto, chegando a uma ilha artificial a ser implantada.

Em toda essa estrutura, serão instalados dois berços de atracação para navios de cruzeiros, o terminal de passageiros (que será o segundo do complexo marítimo), uma marina, um centro de convenções, um hotel, um shopping center e um prédio com escritórios, num investimento de R$ 1,24 bilhão.

Em nota, a Autoridade Portuária de Santos informou que o projeto trata-se de um pedido de instalação de Terminal de Uso Privado (TUP), como outros projetos existentes para o Porto de Santos. Ainda de acordo com a empresa, com a aprovação da Antaq, o plano passará por avialiação de viabilidade e de planejamento estratégico por parte do Ministério de Portos e Aeroportos.