Aeroporto de Viracopos amplia serviços de transshipment após autorização em nova portaria da Receita Federal

0
63
IMPRIMIR
​O Aeroporto de Viracopos encerrou o ano de 2023 com a terceira maior movimentação de carga (em peso) da história. O aeroporto processou um total de 300 mil toneladas de carga no ano passado somadas as áreas de importação, exportação, remessas expressas (courier) e cargas nacionais.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), conseguiu autorização da Receita Federal para ampliar os serviços de Transshipment (baldeação internacional de carga). Com isso, o aeroporto passou a operar também a Multimodalidade “Aéreo, Marítimo e Rodoviário Internacional”, sendo o primeiro aeroporto HUB do Brasil a realizar este serviço.

Com a nova Portaria da Receita, os Agentes de Carga podem agilizar seus processos de Importação e Exportação utilizando Viracopos como seu HUB para distribuição de cargas entre diferentes continentes, além de proporcionar a criação de serviços regulares de Consolidação de cargas reduzindo custos para seus clientes.

Já Viracopos se consolida como HUB Logístico para Empresas Aéreas, Agentes de Carga, Importadores e Exportadores ampliando seu portifólio de serviços ao Mercado e conquistando novos clientes de outros modais de transportes como o Rodoviário Internacional e o Marítimo.

A autorização foi publicada pela Receita Federal no último dia 26 de fevereiro. Com isso, a partir de agora o Terminal de Carga de Viracopos pode realizar todas as transferências de carga internacional que também chegarem via marítima ou terrestre, com a possibilidade de troca para qualquer empresa aérea.

O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento, com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 90 mil m², o TECA apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.

O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto também possui uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.