A SCHOTTEL apresenta ao público o primeiro Gerador TIDAL

0
877
IMPRIMIR

Na ocasião da Cúpula Internacional de Energia Maremotriz, ocorrida em novembro em Londres, a SCHOTTEL apresentou ao público o primeiro Gerador TIDAL  (STG 50).

 

Gerador de tamanho ideal 

O Gerador TIDAL da SCHOTTEL propõe uma abordagem inovadora no mercado, buscando principalmente alta eficiência com investimento e custos de manutenção relativamente baixos.  O STG 50 é resultado de longas e profundas pesquisas e testes.

 

É um gerador leve e robusto, cujas turbinas têm tamanho reduzido, proporcionando uma relação melhor entre potência e uso de material. Pode-se obter mais potência geral com um número maior de turbinas. O STG 50 é uma turbina horizontal de fluxo livre com rotor de diâmetro entre 4,0 e 4,5 m e potência nominal de 45 a 50 kW. Pode ser facilmente composta em matrizes de diferentes tipos e tamanhos, dependendo do espaço disponível e das expectativas de produção.

 

Pronta para a rede e instalações personalizadas

A turbina é equipada com um gerador assíncrono que converte a rotação variável em energia elétrica. Cada uma das turbinas é conectada a um conversor de frequência que alimenta o barramento DC instalado na plataforma maremotriz. Finalmente, um conversor de frequência comum e um transformador grande são usados para produzir eletricidade pronta para a rede.

 

Graças a essa abordagem modular, o STG 50 pode ser implantado em rios, estreitos marinhos e em alto mar e em plataformas flutuantes ou fixas. As plataformas flutuantes são desenvolvidas pela TidalStream Ltd., onde a SCHOTTEL detém ações.

 

Novos desenvolvimentos com base na experiência

O nome SCHOTTEL tem tradição em qualidade no setor marítimo, com mais de 90 anos de experiência em design e acabamento de precisão. Os sistemas de propulsão da SCHOTTEL podem ser encontrados em todo o mundo, em quase todos os tipos de embarcação. Com base nesse conhecimento, a turbina STG foi desenvolvida para oferecer alta eficiência com respeito à componentes elétricos e hidrodinâmicos. A engenharia dos trens de força também contou com décadas de experiência em sistemas de propulsão offshore, apresentando um design moderno e ferramentas de simulação.

 

Testes de transmissão e escala real concluídos com sucesso

O design da turbina foi comprovado por meio de diversos testes de modelos e simulações RANS-CFD. Sua transmissão foi submetida a exigentes testes laboratoriais. Duas transmissões STG completas foram instaladas em uma configuração back-to-back submersa. Uma foi utilizada como motor motriz para a segunda, que funcionou como geradora de energia.

 

Os testes completos foram realizados com todo o conversor, incluindo o rotor. Para isso, a unidade foi fixada a um rebocador. Essa configuração permitiu o ajuste de várias condições de fluxo. Diferentes conjuntos de lâminas de rotor e toda a cadeia de geração de energia foram testados com sucesso.

 

Energia Maremotriz – uma contribuição econômica para a matriz energética

A energia advinda das correntes marítimas e fluviais é um dos atrativos do futuro da matriz energética. É uma fonte de energia confiável, previsível e inesgotável. A SCHOTTEL pretende tornar essa fonte de energia uma alternativa economicamente competitiva em relação às fontes de energia tradicionais.