Mourão irá à Antártida reinaugurar base, destruída por fogo em 2012

0
884
IMPRIMIR
Na próxima semana, o vice-presidente Hamilton Mourão vai representar o governo Bolsonaro na cerimônia de inauguração das novas instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz, marcada para a terça-feira (14). A base pegou fogo em 2012. 

O projeto vencedor do concurso internacional, que aconteceu em 2013, privilegiou a segurança, mas também viu uma oportunidade de desenvolvimento tecnológico da arquitetura brasileira e da indústria nacional. O escritório curitibano Estúdio 41 desenhou a nova base, que além da funcionalidade ficou esteticamente bonita, a ponto do jornal americano The New York Times descrevê-la como um prédio que facilmente pode ser confundido com um museu de arte ou um hotel boutique. 

De acordo com a vice-presidência, o ato de inauguração “mostra o avanço da presença brasileira no continente e reafirma o compromisso do governo federal com o desenvolvimento de atividades científicas, particularmente as ligadas às questões climática e ambiental”. O Brasil é signatário do Tratado da Antártida de 1959, que prevê exploração científica do continente em cooperação internacional.