Ibama aprova plano de dragagem do Porto de Rio Grande

0
1615
IMPRIMIR
Secretaria dos portos ainda precisa assinar a liberação do início das obras. Manutenção do canal de navegação é esperada para aumentar volume transportado pelas embarcações.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou o plano de dragagem de manutenção para o Porto de Rio Grande, na Região Sul do Rio Grande do Sul. O parecer foi divulgado nesta quarta-feira (9), dois meses depois que a Superintendência do Porto da cidade encaminhou o novo plano de dragagem do canal de navegação.

Uma análise identificou que três milhões de toneladas de sedimentos precisam ser retiradas o quanto antes. Durante safra de soja, o assoreamento do canal, ou seja, o acúmulo de materiais, prejudica os navios, que operam nos terminais de grãos e contêineres.

Para não encalhar, as embarcações precisam viajar com menos carga, e a restrição provoca perda de competitividade e encarece o frete. Conforme a superintendência, a última dragagem foi feita há quatro anos.

Com a licença do Ibama, só falta a Secretaria do Portos assinar a liberação do início das obras, que ainda não tem data prevista para acontecer.

Fonte: RBS TV / Nathália King