Vídeo: Abelhas sem ferrão sao distribuídas em projeto para polinizar o Bioma Pampa

0
227
IMPRIMIR

O Jornal do Almoço Regional (RBS TV PELOTAS), destacou em sua edição de terça-feira ( 14/03), um projeto de extrema importância para o  nosso Bioma Pampa. Trata-se do Polinizando o Pampa,que incentiva a criação de abelhas Jataí, uma espécie sem ferrão e tem a parceria da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo da Prefeitura do Rio Grande (RS) com a empresa Halinski Soluções Ambientais e Estatísticas.

A equipe iniciou o trabalho em outubro de 2022, quando os produtores receberam capacitação teórica para a criação de abelhas. Os 15 produtores selecionados receberam de graça cada um 10 caixas com as abelhas, além de orientações sobre como cuidar das colmeias, extrair o mel e um acompanhamento durante dois (2) anos. Além disso, o projeto também contará com Educação Ambiental nas escolas da região, jardins urbanos e diversos materiais educativos sobre abelhas.

O Polinizando o Pampa é um projeto inédito no Rio Grandedo Sul e é desen volvido em regiões que foram selecionadas para o projeto: Reserva da Vida Silvestre Banhado do Maçarico – Unidade de Conservação estadual, Área de Proteção Ambiental Lagoa Verde (APA da Lagoa Verde) – Unidade de Conservação municipal; e Ilha dos Marinheiros, que embora não sendo uma UC, é uma região de grande valor cultural e onde se desenvolve muita atividade agrícola.

A entrada ao vivo no Jornal do Almoço da repórter   Lenise Slawski (@leniseslawski), com imagens de Pierre Schelle, foi realizada no sitio Silva no Bolaxa de propriedade de Gilvane Araújo e Daiane Berg. A família produz morangos e cultiva em estufas 14 mil mudas, com previsão de aumentar para 32 mil no mês de junho. O sítio Silva participa do projeto Polinizando o Pampa,

ASSISTA A REPORTAGEM EXIBIDA NO JORNAL DO ALMOÇO