Túnel Santos-Guarujá recebe aval do PPI

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Estudos preliminares contratados pela SPA indicam que o túnel custará R$ 4 bilhões, com 800 metros de trajeto submerso e outros 700 metros das duas alças das duas extremidades de acesso, totalizando 1,5 quilômetro.

O conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) aprovou ontem a qualificação do projeto de túnel submerso que ligará Santos a Guarujá junto aos ativos a serem ofertados à iniciativa privada de forma prioritária. A decisão, antecipada pelo Valor, foi confirmada, ontem à tarde, em anúncio após a reunião do conselho, no Palácio do Planalto.

Com a decisão, o governo federal sai à frente de outra solução logística e de mobilidade urbana de iniciativa do Estado de São Paulo. O governo estadual pretende construir uma ponte sobre o canal de navegação por onde passam as embarcações para acessar os terminais do porto de Santos, ligando as áreas insular (perímetro urbano) e continental da Baixada Santista.

Para construir a ponte, o governo local mira nos investimentos advindos da renovação de contrato do Sistema Anchieta-Imigrantes, rodovia estadual operada pela Ecovias.

O túnel submerso é defendido pela Santos Port Authority (SPA), que administra o porto. A estratégia de colocar um selo de prioridade no projeto foi definida pela Secretaria Especial do PPI, do Ministério da Economia.

Segundo o diretor da SPA, o túnel submerso está alinhado ao plano de expansão do porto de Santos na privatização. Isso vale, disse ele, tanto ao aproveitamento de áreas destinadas a novos terminais – ao menos, 6 milhões m2 – quanto à estratégia de avançar com a dragagem – o topo do túnel estaria abaixo dos 17 metros de profundidade.

Fonte: Valor