Tecnologia reduzirá custos em 10%

0
146
IMPRIMIR
Os estudos, que devem ser totalmente apresentados em julho, destacam as projeções de movimentação de carga a partir das análises de origens e de destino

Os complexos portuários brasileiros vão receber até R$ 21,7 bilhões em investimentos até 2035. Além disso, os custos portuários devem cair em 10% a partir de investimentos em tecnologia nos portos organizados. Esses dados integram o Plano Nacional de Logística – PNL (2020-2035), que es- tá aberto para consulta pública até o próximo dia 30.

Ontem, parte dos dados foi apresentada em um webinar promovido pelo Ministério da Infraestrutura, em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL, controlada pela pasta). Os estudos, que devem ser totalmente apresentados em julho, destacam as projeções de movimentação de carga a partir das análises de origens e de destino, além dos diversos cenários previstos para a economia nos próximos anos.

Esses levantamentos também incluem projetos que devem ser executados em parceria com a iniciativa privada e os que devem ser viabilizados com recursos públicos. “É um plano denso, multimodal e uma excelente fer- ramenta de trabalho, norteadora da elaboração da política pública de transportes e dos próximos orçamentos da União”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.