Tecnologia da USP aprimora previsão de condições oceânicas em áreas portuárias

0
151
IMPRIMIR
Cientistas da USP desenvolveram novos algoritmos capazes de prever condições meteorológicas e oceânicas com uma precisão 20% maior em comparação aos métodos convencionais

Cidades litorâneas são impactadas diretamente pelo comportamento do oceano. Fenômenos como ressacas, em que a água chega até o nível das ruas, provocam impactos na vida da população.

Em Santos, no litoral de São Paulo, os efeitos das mudanças climáticas somados ao comportamento do mar afetam as operações do porto, considerado o principal do Brasil e uma importante porta de entrada para o comércio internacional.

Especialistas afirmam que prever o comportamento do oceano contribui para otimizar o funcionamento dos portos. Saber, por exemplo, quais navios poderão entrar ou sair de acordo com as condições de maré, neblina e vento adequadas para as manobras pode ajudar a garantir a continuidade do trabalho.

Cientistas do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram novos algoritmos capazes de prever condições meteorológicas e oceânicas com uma precisão 20% maior em comparação aos métodos convencionais. Os algoritmos são códigos de computador que executam determinada tarefa.

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/tecnologia-da-usp-aprimora-previsao-de-condicoes-oceanicas-em-areas-portuarias/