Técnica inédita de dragagem desobstrui acesso ao Complexo Portuário de Itaguaí

0
540
IMPRIMIR
Os investimentos superaram os R$ 15 milhões, entre o serviço e o monitoramento ambiental, fora os custos com os testes da nova técnica em mar e os estudos ambientais que possibilitaram licenciar a técnica inovador

Parte de uma rocha submersa no canal aquaviário, que dá acesso ao Complexo Portuário de Itaguaí, no município de Itaguaí (RJ), foi retirada com a implementação, por parte do Porto Sudeste, de um projeto inédito no mundo, desenvolvido e liderado pela Umisam Hidrografia e Engenharia.

Aproximadamente 35 pessoas – entre profissionais do terminal portuário e da empresa especializada contratada para a operação – trabalharam na realização da técnica inovadora de corte subaquático, com a utilização de fio diamantado para o içamento da rocha, tornando a derrocagem mais segura e sustentável. Ao final desse processo, o objetivo foi oferecer mais segurança na navegação e redução do tempo de entrada e saída de navios, aumentando a profundidade do trecho de 19,5 metros para 20 metros.

Mesmo que os custos tenham ficado, integralmente, a cargo do Porto Sudeste, a obra vai favorecer os demais terminais portuários que utilizam esse trajeto, considerando que a nova medida permite que os navios sejam carregados em sua capacidade total.

“Os investimentos superaram os R$ 15 milhões, entre o serviço e o monitoramento ambiental, fora os custos com os testes da nova técnica em mar e os estudos ambientais que possibilitaram licenciar a técnica inovadora”, contou Ulisses Oliveira, diretor de Relações Corporativas e Sustentabilidade do Porto Sudeste, à Portos e Navios. 

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/tecnica-inedita-desobstrui-acesso-ao-complexo-portuario-de-itaguai