Tarcísio defende GLO: “ Porto de Santos é o segundo maior porto exportador de cocaína do mundo”

0
63
IMPRIMIR

O governador de São Paulo,  Tarcísio de Freitas (Republicanos), considera necessária a   operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Porto de Santos e no Aeroporto de Guarulhos. Como justificativa, ele afirma “o Porto de Santos virou o principal entreposto do comércio internacional de drogas no Brasil” e o segundo maior porto exportador de cocaína do mundo, o que compromete a segurança dos moradores da Baixada Santista.

Ao Estadão, Tarcísio disse que mesmo tendo Lula como adversário político, é necessário firmar uma ação conjunta entre o estado e o governo federal em prol da segurança. “Entendo que é um esforço para melhorar a segurança pública. A conquista da segurança vai demandar cooperação entre os entes federados. Enxerguei a medida como oportuna e transmiti isso ao governo federal”, afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia o cenário atual como “muito grave” e diz que seria preciso agir diante do crime organizado: “Esse decreto estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado. E por isso estou fazendo esse decreto de GLO especificamente para portos do Rio, Itaguaí, Santos e nos aeroportos do Galeão e Guarulhos.”

Janaína Pascoal, ex-deputada bolsonarista, afirma que “não é algo comum” uma operação desse porte em São Paulo e critica o posicionamento de Tarcísio. Para ela, o governador deveria “defender” o Estado.“Não estamos diante de uma situação excepcional que possa justificar essa GLO, que dirá por um governo historicamente contrário”, afirmou Janaína.

Fonte: Estadão