Segmento de ônibus e caminhões dá sinais de retomada no RS

0
143
IMPRIMIR
De janeiro a julho, a produção de ônibus cresceu praticamente 30%. A Marcopolo, um dos grandes puxadores, cresceu 38%, porque também é impulsionada pelo mercado de exportação

Após o choque causado pela pandemia, a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias apresenta recuperação no Rio Grande do Sul. Um dos termômetros dessa retomada está no âmbito do emprego. O setor abriu 3.458 vagas com carteira assinada de janeiro a julho, salto de 171,8% ante igual período de 2021. Boa parte desse volume é carregado pelo segmento de caminhões e ônibus, que criou 1.797 vagas nos primeiros sete meses após queda no ano passado. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

Dados do Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), também reforçam esse movimento. A pesquisa mostra que o nível de atividade do setor de veículos automotores cresceu 14,8% no acumulado do ano até julho. Especialistas apontam que o aquecimento do setor, além de fomentar o emprego, ajuda a economia como um todo, porque ativa série de cadeias de suprimento.

Fonte: GZH