SCPAR lança edital para arrendamento transitório do Terminal de Granel Líquido do Porto de Imbituba

0
307
IMPRIMIR
É a primeira vez que a SCPAR Porto de Imbituba utiliza do processo de seleção simplificada para Contrato de Arrendamento Transitório, previsto em resolução de 2016 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão regulador.

A SCPAR Porto de Imbituba, administradora do Porto de Imbituba, lançou na última sexta-feira (25) o Edital de Processo Seletivo Simplificado n.º 01/2020 para arrendamento transitório da Área Disponível do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) do Porto Público localizado no Centro-Sul de Santa Catarina (SC). O objetivo é que a área continue a ser utilizada para a movimentação e armazenagem de soda cáustica. A seleção simplificada visa estabelecer Contrato de Transição pelo período de até 180 dias ou até que o processo licitatório para arrendamento de longo prazo, de 25 anos, seja concluído. O documento foi publicado no site pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, que cumpria agenda de trabalho no porto na ocasião.

O TGL tem 7.455,00 m² e fica entre os Cais 1 e 3. É composto por 3 tanques de armazenamento. No entanto, dois deles estão fora de operação. O tanque operante tem capacidade de 4.826 m³ de soda cáustica. Eventual pretensão para armazenamento de outro produto dependerá de novo licenciamento ambiental. Além dos tanques, o terminal conta com 806 metros de dutos de alimentação que ligam o Cais ao TGL e equipamento para carregamento de veículos de transporte rodoviário. A reativação dos tanques inoperantes poderá ser realizada pelo contratado transitório, isto se autorizado pela Autoridade Portuária.