Saúde nos Portos chega aos portos de Rio Grande e Rio de Janeiro

0
821
IMPRIMIR
portos-saude2015-site-matéria.-pngTrabalhadores portuários e caminhoneiros que atuam nas proximidades do Porto Novo, em Rio Grande (RS) e da Companhia Docas, no Rio de Janeiro (RJ), têm a oportunidade de cuidar da saúde gratuitamente nesta semana. O projeto Saúde nos Portos, organizado pelo SEST SENAT em parceria com a SEP (Secretaria de Portos da Presidência da República), acontece entre os dias 2 e 3 de dezembro (quarta e quinta-feira) no Rio Grande, e entre os dias 3 e 4 de dezembro (quinta e sexta-feira), no Rio de Janeiro. Os atendimentos serão realizados entre 9h e 16h. A expectativa é atender, em média 3.000, trabalhadores durante os 3 dias nos dois portos.

Diversas atividades serão realizadas, entre elas, ginástica laboral, orientação nutricional, aferição de pressão, vacinação, teste de glicemia, distribuição de preservativos, corte de cabelo, além de cadastro e emissão do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e uma série de palestras.

A ação trará como tema dois assuntos de grande relevância: o combate a DST/Aids e ações socioeducativas para enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é orientar os trabalhadores portuários e caminhoneiros sobre as formas de prevenção das DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e Aids e mobilizar esses trabalhadores para contribuir por um país mais justo e livre de crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Iniciado em agosto deste ano, o projeto já atendeu cerca de 6.000 trabalhadores nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Vitória (ES), Suape (PE), Natal (RN), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).