Salão Náutico de Itajaí supera expectativas e bate R$ 50 milhões em negócios

0
938
IMPRIMIR
Exposição Barcos 2
O 1º Salão Náutico de Itajaí, em Santa Catarina, realizado entre os dias 21 e 24 de Julho na Marina da cidade / Fotos Bruno Waick

Por Bruno Waick / Itajaí-SC

Com o tempo firme e uma organização impecável, o primeiro Salão Náutico de Itajaí, em Santa Catarina, realizado entre os dias 21 e 24 de Julho na Marina da cidade, superou as expectativas dos organizadores. Eram esperados cinco mil visitantes, porém mais de oito mil pessoas visitaram os estandes que apresentavam as novidades do setor náutico.

Produtos de todos os tipos e para todos os gostos e bolsos. Dos sessenta expositores, os que mais chamavam a atenção do público eram obviamente os estaleiros, com as embarcações para navegação de pesca ou lazer, que variavam de R$ 25 mil a mais de R$ 20 milhões. Os representantes das principais marcas saíram satisfeitos com os números.

A SchaeferYatchs, por exemplo, levou diversos barcos para o local. Com embarcações que variavam entre 30 e 80 pés de comprimento, um dos responsáveis pela área comercial do estaleiro catarinense, Juan Inglesias, comemora as mais de trinta negociações que estão em andamento graças a apresentação dos produtos durante o Salão Náutico.

A italiana Azimut, que mantém uma unidade de fabricação na cidade, também é outra empresa satisfeita com o volume de vendas realizado nos quatro dias de evento. O CEO da marca no Brasil, DavideBreviglieri, afirma que teve excelentes vendas efetivadas e que fizeram ótimos contatos comerciais. Um dos motivos do sucesso da Azimut foi o iate esportivo Verve 40, apresentado ao público brasileiro antes da estreia nos Estados Unidos. “É uma embarcação de alta performance que chega para atender um novo público interessado em velocidade e alto conforto a bordo”, conta Breviglieri.

Com um público de diversos estados do país, os organizadores do Salão Náutico de Itajaí já preparam a próxima edição do evento, ainda sem data definida. A ideia é transformar o Salão Náutico em um evento do mesmo porte de um Boat Show. Isso porque a cidade é o principal pólo náutico de Santa Catarina e tem um potencial grande para aumentar ainda mais o volume de vendas, fechados durante o evento em mais de cinquenta milhões de reais.

Carlos Oliveira Dir. Marina 1O Diretor Náutico da Marina, Carlos Oliveira, apresentou um projeto de expansão e garantiu que em três meses, consegue aumentar 90 vagas de estacionamento de barcos. “O projeto de expansão vai depender da demanda, mas até o final de 2017 a ampliação estará concluída”, garante Oliveira.

“Estamos bastante satisfeitos pelo evento ter superado as expectativas tanto dos visitantes quanto de expositores nos quesitos organização, negócios, atendimento e qualidade de público. Um dos objetivos de fazermos um salão náutico com embarcações dos mais variados portes e valores foi justamente para difundir a cultura náutica aproximando ainda mais quem já está no mundo náutico, mas também quem tem interesse em ingressar. Também atuamos no sentido de contribuir com o desenvolvimento do setor para o fortalecimento do polo náutico catarinense. Com certeza já começaremos a preparar o salão náutico do próximo ano para trazer ainda mais novidades,” destaca o diretor náutico do Complexo Marina Itajaí, Carlos Oliveira.