Rumo e DP World farão terminal no Porto de Santos

0
43
IMPRIMIR
Quando estiver pronto, irá movimentar até nove milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes todos os anos

A concessionária brasileira de operações ferroviárias Rumo e uma das maiores movimentadoras globais de cargas, a DP World, com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, irão construir em parceria um terminal dedicado a fertilizantes e grãos no Porto de Santos, litoral paulista. O investimento é estimado em R$ 2,5 bilhões pela Rumo em uma obra que deverá durar 30 meses, a partir do momento em que o projeto receber todas as licenças necessárias. O anúncio foi feito pelas duas empresas nesta terça-feira (26). Na foto acima, área da DP World no Porto de Santos.

De acordo com nota enviada pela DP World, o terminal ficará em uma área da companhia árabe na margem esquerda do Porto de Santos. Quando estiver pronto, irá movimentar até nove milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes todos os anos. O contrato entre as empresas é de 30 anos de operação deste espaço, com possibilidade de renovação.

No comunicado, o CEO da Rumo, maior empresa do setor, Pedro Palma, afirma que o modal ferroviário é o mais eficaz, competitivo, seguro e de baixa emissão de carbono para movimentar grandes volumes de cargas de commodities para exportação, assim como cargas importadas. “Combinado com a Ferrovia Estadual de Mato Grosso, que estamos construindo para ampliar o alcance dos trilhos no Centro-Oeste, o novo terminal reforça o protagonismo do Porto de Santos como o principal corredor logístico para o agro, e consequentemente uma alavanca de competitividade para a economia do país”, afirmou Palma no comunicado.

Já o CEO da DP World Brasil, Fabio Siccherino, disse que a parceria é estratégica, pois, por meio dela, a empresa irá ampliar sua capacidade de “multimodalidade”, com operações simultâneas de contêineres, celulose, grãos e fertilizantes. “Além disso, o projeto também contribuirá para crescimento do agronegócio no Brasil, otimizando o transporte ferroviário e atendendo às demandas de exportação e importação de forma eficiente. Estamos comprometidos com o desenvolvimento econômico do país e fortalecimento da nossa posição no mercado”, disse Siccherino na nota enviada pela DP World.

Fonte: ANBA