Rio-grandino destaca-se ao participar de evento na Sérvia

0
858
IMPRIMIR
Reconhecido em sua área, Martins tem uma longa carreira de trabalho com questões ambientais
Reconhecido em sua área, Martins tem uma longa carreira de trabalho com questões ambientais

por Luiza Trápaga

O rio-grandino Edison Luis Castro Martins, consultor ambiental, participará de um congresso sobre o problema global do lixo, em Belgrado, na Sérvia. Esse congresso, que reúne especialistas importantes de vários centros, conecta todos os países interessados em procurar soluções técnicas para a gestão de resíduos sólidos. No mesmo período, acontece também o encontro de pesquisadores da comunidade científica, apresentando propostas para minimizar a geração de resíduos de forma inadequada do lixo. O congresso em Belgrado ocorre entre os dias 19 e 21 de setembro.

A Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), que promove o evento, é uma organização global, independente e sem fins lucrativos, cujo trabalho é focado na promoção e no desenvolvimento de uma gestão sustentável e profissional dos resíduos sólidos. A visão da ISWA é: um planeta limpo, cujos resíduos devem ser utilizados de forma eficiente e reduzida, e, em seguida, serem coletados, reciclados e tratados de forma adequada, para que todos possam exercer o seu direito de um meio ambiente com ar limpo, água, mar e terra sustentável.

Experiência

Edison Martins tem uma longa carreira de trabalho com questões ambientais. Ele foi coordenador técnico de meio ambiente, da Confederação Nacional de Meio Ambiente (CNM), sendo o responsável por defender os municípios na elaboração da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Também foi integrante do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), atuando nas resoluções em defesa dos municípios.

Desde 2010, Edison Luis reside em Brasília (DF). Atualmente, ele trabalha como consultor ambiental em sua própria empresa, Beehive Ambiental. Lá, o profissional já desenvolveu vários projetos, planos municipais de saneamento básico e planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos, para diversos municípios brasileiros.