Empresas de transporte marítimo estão cancelando dezenas de viagens nas rotas mais movimentadas do mundo durante o que seria o pico da temporada, em mais um sinal da crise econômica que assola as empresas à medida que a inflação afeta o comércio exterior e os gastos dos consumidores.
Os cancelamentos em outubro representam uma grande mudança em relação ao cenário de alguns meses atrás, quando o pouco espaço disponível para a remessa de produtos elevou o preço do frete e trouxe lucros recorde para as transportadoras. Em outubro de 2021, empresas como Walmart e Home Depot fretaram seus próprios navios para evitar os gargalos nos portos e dar conta do aumento na demanda por importações.
Em setembro, a capacidade de contêineres oferecida pelos operadoras de navios no Pacífico caiu 13%, o equivalente a 21 navios capazes de transportar 8 mil contêineres em cada viagem, ante 12 meses atrás, segundo as empresas de dados marítimos Xeneta e Sea-Intelligence
O preço do frete para cruzar o Pacífico caiu 75% em relação a igual período de 2021. O setor de transporte marítimo agora enfrenta a desaceleração da demanda, depois de grandes varejistas terem cancelado pedidos com fornecedores e intensificado os esforços para reduzir estoques. A FedEx anunciou recentemente que cancelaria voos e deixaria aviões de carga estacionados, em razão da forte queda nos volumes embarcados. Na quinta-feira, a Nike disse que seu estoque na América do Norte estava 65% maior do que no mesmo período de 2021.