Projeto desenvolvido por estudante localiza resíduos portuários

0
463
IMPRIMIR
Projeto foi desenvolvido pela formanda Andréia Calafati (Foto: Fernanda Luz/AT)

Identificar em mapas do Porto de Santos os resíduos gerados por seus terminais e as quantidades produzidas e, com isso, gerar relatórios a serem encaminhados às autoridades ambientais são os objetivo do projeto desenvolvido por uma formanda do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Santos (UniSantos). O plano prevê a utilização de ferramentas de Georreferenciamento pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o cais santista.

O projeto foi desenvolvido pela formanda Andréia Calafati e deu origem a seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado na semana passada. Ela foi orientada pelo professor Jhonnes Vaz.

“De acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, todo o resíduo produzido dentro da área portuária é classificado como resíduo de transporte e deve ser gerenciado de acordo com o que preceitua a lei, ficando a cargo dos geradores a responsabilidade pela gestão dos mesmos. A Codesp é responsável pela administração do Porto de Santos e, consequentemente, tem a incumbência de gerir os resíduos produzidos dentro das áreas do porto organizado, sejam eles gerados ou não por ela”, destacou a engenheira.

O tema da pesquisa surgiu quando Andréia tomou gosto pela disciplina de Georreferenciamento, ministrada pelo orientador. Nas aulas, ela utilizou softwares capazes de identificar espacialmente os dados. Um deles é o Quantum Geografic Information System (Qgis ou Sistema de Informação Geográfica). “Seria interessante levar o conhecimento da faculdade para dentro do Porto, aplicar os conhecimentos”.

Fonte: A Tribuna

LEIA MAIS EM A TRIBUNA