Profissionais do Polo Naval participam de curso de soldagem com instituto do Reino Unido

0
736
IMPRIMIR
©AltemirViana™ 010
O treinamento é promovido pela Associação Arranjo Produtivo Local (APL) do Polo Naval e de Energia de Rio Grande / Foto Altemir Viana

O aprimoramento de técnicas e a troca de experiências sobre tecnologias de soldagem, uma das principais atividades dos trabalhos do Polo Naval do Rio Grande, são tema do curso “Tecnologia Avançada de Solda” sediado esta semana pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O treinamento é promovido pela Associação Arranjo Produtivo Local (APL) do Polo Naval e de Energia de Rio Grande e ministrado pelo engenheiro e professor Darren Jefferies, do The Welding Institute (TWI Ltd.), do Reino Unido.

A atividade faz parte do contrato de cooperação firmado entre a APL e o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido para financiamento, com recursos do ProsperityFund, de treinamentos avançados e intercâmbio de conhecimento. Por isso, a qualificação é oferecida gratuitamente aos profissionais das empresas associadas à APL.

Na turma, estão representantes dos estaleiros, profissionais de empresas associadas à APL e professores da FURG, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “A nossa qualificação tem que ser constante, para pensarmos diferente e fazermos diferente na rotina do trabalho”, ressalta Samuel que trabalha como coordenador de qualidade na Petrobras. Ele avalia que as experiências trazidas pelo curso tratam de temas comuns para o dia-a-dia de quem atua com soldagem, mas propicia o aprendizado de processos diferentes dos utilizados aqui, que já estão consolidados no Reino Unido.

Depois de Rio Grande, Jefferies ministrará o mesmo treinamento em Minas Gerais. Ele declarou estar impressionado positivamente com o trabalho desempenhado no Polo Naval de Rio Grande. A expectativa de Jefferies e da TWI é que, pelo contato com profissionais e empresas brasileiras, o intercâmbio com o Reino Unido seja cada vez mais fortalecido, visando o aprimoramento de tecnologias focadas nas soluções concretas para os problemas que as empresas enfrentam.