Problemas climáticos e geopolíticos embaralham transporte marítimo de carga e alimentos

0
26
IMPRIMIR
Os operadores de navios temem que as suas tripulações possam correr perigo nas viagens através do Mar Vermelho devido a ataques de mísseis ou drones de um grupo rebelde baseado no Iêmen

Mais de 50 navios fizeram fila para cruzar o Canal do Panamá recentemente – desde navios-tanque transportando gás propano até navios de carga carregados de alimentos. Uma seca prolongada levou a operadora do canal a reduzir o número de travessias, resultando em esperas mais longas. O pedágio que os navios pagam no canal estão hoje cerca de oito vezes mais caras que o normal.

A mais de 11 mil quilômetros de distância, os navios que transportam contêineres através do Canal de Suez, no Egito, aguardam escoltas navais ou evitam completamente a passagem e acabam fazendo uma viagem muito mais longa ao redor da África do Sul.

Os operadores de navios temem que as suas tripulações possam correr perigo nas viagens através do Mar Vermelho devido a ataques de mísseis ou drones de um grupo rebelde baseado no Iêmen.

Os operadores de navios estão se preparando para meses de incerteza nas vias navegáveis por onde passaram cerca de 18% dos volumes de comércio global no ano passado.

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/03/10/problemas-climticos-e-geopolticos-embaralham-transporte-martimo-de-carga-e-alimentos.ghtml