Primeira instalação para combustíveis neutros em carbono do mundo inicia produção no Chile

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Em março de 2023, a planta será concluída em menos de dois anos na província de Magalhães, na região sul da Patagônia chilena

Foi iniciada nesta terça-feira (20) a produção da primeira instalação totalmente integrada para fabricação de combustíveis sintéticos e neutros em carbono do mundo. A planta Haru Oni, próxima à cidade de Punta Arenas, no sul do Chile, combina energia eólica, água e CO2 para gerar e-Methanol e, por fim, gasolina neutra em carbono a partir de eletricidade.

A Siemens Energy foi responsável pelo design da instalação e liderou o sistema de integração da planta piloto da HIF Global em colaboração com a Porsche e outros parceiros envolvidos no projeto. O começo da produção dos primeiros e-Fuels (eletrocombustíveis ou combustíveis sintéticos) é um passo adiante essencial na descarbonização do setor de transportes, especialmente em segmentos que são difíceis ou impossíveis de eletrificar, caso do transporte marítimo, aviação ou mesmo dos carros a combustão interna ainda em uso.

“O projeto Haru Oni visa demonstrar que os e-Fuels podem ser trazidos para o mercado em amplas quantidades e a preços competitivos. Cria a fundação para trazer energia verde para áreas que ainda estão pesadamente dependentes dos combustíveis fósseis.

Essa é uma chave para alcançar os objetivos climáticos do setor de transportes. O conhecimento adquirido a partir desse projeto também ajudará a desenvolver soluções favoráveis ao clima em muitas outras aplicações”, afirmou Anne-Laure de Chammard, membro do Conselho Administrativo da Siemens Energy.

O projeto tira vantagem do vasto potencial para energia renovável da Patagônia para alavancar o mercado de hidrogênio e, por consequência, a transição energética na Europa e ao redor do mundo. Os fortes ventos da região oferecem mais de 6 mil horas de carga máxima de operação para a geração de eletricidade verde, cerca de três vezes a quantidade disponível na Europa.

A energia eólica é armazenada em carregadores na forma de energia líquida utilizando o processo Power-to-X. Os líquidos gerados são fáceis de serem transportados de regiões ricas em geração renovável para lugares com demanda por energia. Deste modo, o projeto está fazendo um trabalho pioneiro e pode servir de exemplo para outras partes do mundo.

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