Prédio histórico do Sdaergs em Rio Grande é reinaugurado depois de profunda restauração

0
133
IMPRIMIR

A mistura harmoniosa dos estilos neoclássico e art-decô resultou no edifício singular e elegante erguido no início do século passado e que atualmente sedia a Delegacia do Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul), na Rua Marechal Floriano, no Centro de Rio Grande. “A construção sempre foi imponente, mas o tempo e a falta de manutenção pesada fizeram com que precisássemos sair do local. Agora, com a conclusão de uma reforma profunda, terminada nessa semana, passamos a contar com um prédio bem no coração da cidade, ao mesmo tempo histórico, moderno e preservado, dotado de instalações capazes de atender aos associados e seus clientes”, comemorou o despachante aduaneiro Sandro Araújo.

“As obras iniciaram em 18 de julho desse ano, sendo finalizadas no dia 3 de outubro e envolveram todo o prédio principal, abrangendo a recuperação do telhado, paredes, pintura interna e externa e a restauração da fachada, conforme documentos do Patrimônio Cultural municipal”, relatou a assistente administrativa do Sindicato em Rio Grande, Tatiane Ávila. “Os trabalhos incluíram ainda a modernização das redes elétricas e de telefonia, sistema de interfones, colocação de câmera de segurança, móveis e outros equipamentos e uma placa alusiva com o nome do Sindicato na frente”, explicou, ressaltando que as melhorias foram feitas visando a atender melhor o associado.

O prédio foi comprado em 1952 pela Caixa de Previdência do antigo Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Rio Grande), para servir de sede da entidade

O despachante Adalmir Amaral Corrêa elogiou a reforma, que disse representar muito para a categoria. “Fiquei contente ao retornar para a nossa casa, totalmente revitalizada, o que nos orgulha, e ainda proporciona conforto para o desempenho do nosso trabalho”. Na sua avaliação, a obra também “eleva institucionalmente a categoria, que tem papel fundamental para o comércio exterior”. Corrêa disse que “o trabalho de restauração ficou ótimo e simboliza o respaldo e o apoio que recebemos do Sdaergs.”

O prédio foi comprado em 1952 pela Caixa de Previdência do antigo Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Rio Grande), para servir de sede da entidade. Com a unificação com o Sindicato de Porto Alegre, em 1996, originando o Sdaergs (com a adesão posterior do congênere de Uruguaiana), o edifício passou a pertencer à nova organização. Contudo, bastante deteriorado, o lugar precisou sofrer uma grande reforma, sendo reinaugurado em 2003, agora como sede da Delegacia Regional.

Restaurado e equipado, o casarão histórico, referência arquitetônica de Rio Grande, resgata sua importância para a comunidade e para os despachantes aduaneiros. “Estamos em festa, essa foi uma grande conquista, um lugar para qualquer associado receber seus clientes e usar como ponto de apoio no centro da cidade”, afirmou Sandro Araújo. As instalações, de fato, contam com salões de festas e de eventos, churrasqueira, sala de reunião e outros equipamentos. “Estamos todos de parabéns, os associados, diretores e colaboradores do Sdaergs, por mais esta realização”, salientou Adalmir Corrêa.

Fonte: Assessoria