Praticagem manobra 47% dos navios à noite ou de madrugada

0
1142
IMPRIMIR
Em 2012, 6.013 navios navegaram pelo canal nesse período, de um total de 12.798 embarcações manobradas

Para a Praticagem de Santos, operar 24 horas não é novidade. Eles trabalham, sem interrupção, 365 dias por ano. O número de manobras realizadas à noite ou de madrugada está aumentando: em 2012, 6.013 navios navegaram pelo canal nesse período, de um total de 12.798 embarcações manobradas.  “A Praticagem nunca fecha. Práticos e funcionários estão sempre a postos para a realização das manobras em qualquer horário e atualmente 47% dos trabalhos são realizados à noite ou de madrugada”, informou o presidente da Praticagem de Santos, Paulo Sérgio Barbosa.

 

O Centro de Operações da Praticagem, responsável pela coordenação do tráfego de navios no canal do porto só não trabalhou no regime de 24 horas seguidas durante a II Guerra Mundial, devido ao toque de recolher. A Praticagem mantém suas lanchas com motor sempre ligado, prontas para atender chamadas a qualquer hora. “Toda infraestrutura da Praticagem opera 24 horas por dia. Isso, somado à capacitação do pessoal e a qualidade dos equipamentos garantem agilidade, segurança e eficiência nas manobras”, completou Barbosa.

 

Em São Paulo, a praticagem tem mais de 100 funcionários; mantém equipamentos de última geração para controle e acompanhamento do tráfego, para acompanhamento meteorológico e de marés, para levantamentos batimétricos e dispõe de 17 embarcações. Além disso, mantém um Centro de Operações guarnecido 24 horas por dia e um estaleiro próprio, também em plantão permanente.