Praticagem de Itajaí realiza milésimo giro em bacia de evolução

0
189
IMPRIMIR
Após treinamentos da praticagem em simulador em Roterdã (Holanda), a primeira manobra de testes ocorreu em 16 de janeiro de 2020 e foi considerada um marco histórico para Itajaí

Na tarde de quinta-feira, 1º de setembro, a Praticagem de Itajaí e Navegantes realizou o milésimo giro na nova bacia de evolução, no Saco da Fazenda. Foi a manobra do navio MSC AGRIGENTO, embarcação de bandeira do Panamá, com 299,95 metros de comprimento e 48,20 metros de boca.

A antiga bacia de evolução do porto organizado limitava o giro de navios maiores. A praticagem esteve envolvida desde a concepção da nova bacia, com 500 metros de diâmetro. O prático Pedro Cipriano sugeriu que o Saco da Fazenda fosse utilizado para girar navios com mais de 300 metros.

Depois da concepção inicial, a praticagem participou de estudos e simulações para analisar a viabilidade da manobra, até então inédita na América Latina. É necessário parar o navio, girá-lo e navegar a ré por uma milha náutica em espaço limitado e com obstáculos em ambos os lados do Rio Itajaí-Açu. Um desses obstáculos é o navio Pallas, naufragado no limite da bacia de manobras, o que exige ainda mais do trabalho do prático.

https://www.praticagemdobrasil.org.br/praticagem-de-itajai-realiza-milesimo-giro-em-bacia-de-evolucao/