Portos RS recebe reconhecimento durante a sexta edição do Prêmio Antaq

0
146
IMPRIMIR
A Empresa Pública foi agraciada com o troféu de primeiro lugar na categoria Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) dos portos públicos, com o case da unidade Porto Alegre

Representada pelo diretor de meio ambiente, Henrique Ilha, pela presidente do Conselho de Administração, Jacqueline Wendpap, e pelo assessor da presidência Bruno Almeida, a Portos RS participou na quinta-feira (23) da sexta edição do Prêmio ANTAQ, promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em Santos, no litoral paulista.

Estruturado a partir do tema “Melhores Práticas ESG e Inovação”, a sexta edição premiou empresas e instituições atuantes na prestação de serviços e na exploração da infraestrutura de transportes aquaviários, entre elas a Portos RS. O evento reconheceu as iniciativas promotoras de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).

A Empresa Pública foi agraciada com o troféu de primeiro lugar na categoria Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) dos portos públicos, com o case da unidade Porto Alegre. No ano passado o cais público porto-alegrense já havia conquistado o terceiro lugar e nesse ano melhorou seu posicionamento.

O monitoramento ambiental do Porto de Porto Alegre é realizado por meio de um contrato entre a Portos RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), assinado no ano de 2021. Essa evolução anual é fruto do trabalho unificado desenvolvido entre as instituições e que conta com a coordenação da professora doutora, Tathiana Silva.

A Autoridade Portuária gaúcha também foi reconhecida no terceiro lugar da categoria Artigo Técnico-Científico. A produção premiada abordou as metodologias de última geração para o monitoramento ambiental continuado de regiões portuárias.

O material foi escrito pela professora doutora, Elisa Helena Fernandes, tendo como coautores Mônica Wallner-Kersanach, Carlos Francisco de Andrade, Gilberto Fillmann, Alexandre Miranda Garcia, João Paes Vieira Sobrinho, Leonir André Colling, Raphael Mathias Pinotti, Eduardo Resende Secchi, Pedro Friedrich Fruet, Rodrigo Cezar Genoves, Cínthia Negrine Fernandez, Leandro Bugoni, Katryana Camila Madeira e Henrique Horn Ilha.

O artigo apresentou um breve relato sobre a evolução histórica do Programa de Monitoramento Ambiental Continuado do Porto do Rio Grande (2006- 2023), destacando o compromisso das instituições envolvidas com o entendimento e manejo adequado de questões ambientais de alta relevância em áreas portuárias.

De acordo com o diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, a perfeita integração entre a Autoridade Portuária com a UFRGS e a FURG criam juntas um ambiente de inovação e excelência. Ilha também destacou a maturidade ambiental da Empresa Pública com o apoio das demais diretorias para a efetivação dessas conquistas.

“As premiações são fruto de um trabalho consistente e integrado nos Portos do Rio Grande do Sul, demonstrando o comprometimento com a sustentabilidade e com a qualidade em todos seus processos. A equipe da Diretoria de Meio Ambiente também merece uma menção especial pela incansável e resiliente busca da melhoria contínua”, finalizou ele.

Fonte: Portos RS/ Rodrigo de Aguiar