Portos RS apresenta no Coopera Portos a regulamentação do uso de sistemas de lavagem de gases em embarcações

0
272
IMPRIMIR
                           Hidrojateamento na limpeza de tanques de navios de petróleo

O diretor de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança da Portos RS, Henrique Ilha, e a oceanóloga da diretoria, Katryana Madeira, participaram na segunda-feira (28) do primeiro dia da 28ª edição da Coopera Portos, seminário promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Ainda por conta da pandemia, o evento acontece no formato híbrido e tem a organização a cargo do Porto do Itaqui.

Após a abertura oficial, com a participação do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, e do diretor substituto da Antaq, José Renato Ribas Fialho, foram realizados os primeiros painéis do dia, sendo o primeiro com a temática Mudanças Climáticas: a alteração da norma IMO e a adaptação de portos e embarcações para a redução de emissões de carbono.

Henrique e Katryana participaram do segundo painel com o tema – A regulamentação do uso de sistemas de lavagem de gases em embarcações e a prevenção contra a poluição hídrica. Na ocasião, eles apresentaram os scrubbers, a Nota Técnica nº 03/21 e o processo de regulamentação do tema para os portos do Rio Grande do Sul.  O scrubber é um lavador de gases que é colocado nos navios como opção ao uso de combustíveis com baixo teor de enxofre.

Ilha classificou a discussão do tema como rica e destacou que a apresentação do tema durante o seminário foi amplamente elogiada pelos presentes. O primeiro dia ainda contou com a participação da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil que trouxe novas discussões do tema no âmbito internacional e competências para fiscalização e controle.