Portos do Paraná participa de simulação em tempo real de manobras na USP

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O TPN-USP desenvolve o próprio modelo matemático, baseado em uma longa experiência em hidrodinâmica de navios, e segue os procedimentos para calibração e validação de modelos de manobra

Entre os dias 22 e 24 de janeiro, a Portos do Paraná e as empresas portuárias do litoral do Estado participaram da simulação de manobras no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP). Por meio de cálculos matemáticos, o simulador utiliza-se de informações da baía de Paranaguá – como marés, correntezas e rajadas de vento – para simular, em tempo real, as manobras no cais. Tudo é exibido em uma tela de 12m de diâmetro, com 32 projetores, visão 360° e cabine de comando (passadiço) semelhante a um navio real.

A empresa pública participa dos estudos que buscam o redimensionamento dos parâmetros de segurança para as manobras de atracação e desatracação nos portos paranaenses.

No TPN-USP, foram realizadas diversas as manobras portuárias, incluindo a atracação e desatracação dos maiores navios que serão recebidos nas próximas semanas: o MSC Natasha XIII e o MSC Elisa XIII. Os porta-contêineres da classe New Panamax possuem 366m de comprimento, sendo a maior dimensão disponível na América Latina.

Sobre o laboratório de pesquisas da USP

O Laboratório de Tanques Numéricos conta com três simuladores de missão completa, três estações de rebocadores e um simulador de guindaste para pesquisas e estudos técnicos. Os simuladores podem ser adaptados para representar diferentes tipos de embarcações, operando de forma individual ou combinada.

O TPN-USP desenvolve o próprio modelo matemático, baseado em uma longa experiência em hidrodinâmica de navios, e segue os procedimentos para calibração e validação de modelos de manobra.

A cooperação técnica com o Conselho Nacional de Praticagem e a Marinha do Brasil garante que o conhecimento científico seja combinado com a experiência prática em favor da segurança e da otimização dos projetos náuticos.