Portos do Paraná atualiza regras e movimentação de fertilizantes está mais rápida

0
162
IMPRIMIR
Além da mudança nas regras, o porto investiu em balanças, o que acabou agilizando o atendimento dos caminhões à demanda da descarga no cais.

Demanda crescente e mercado aquecido na comercialização dos fertilizantes fazem aumentar a procura pelos portos do Paraná para a descarga dos produtos. Acompanhando a alta nos volumes de desembarque em Paranaguá e Antonina, observada desde o segundo semestre de 2021, a administração dos portos atualizou as regras operacionais.

Segundo a Portos do Paraná, a autoridade portuária, as mudanças proporcionaram aumento em quase 30% nos níveis de produtividade para cada operação de descarga dos granéis de importação. “O Porto de Paranaguá tem uma das melhores pranchas médias operacionais para o desembarque dos produtos entre os portos brasileiros. Para garantir maior eficiência no segmento de fertilizantes, a prancha média, varia de 6 mil a 9 mil toneladas por dia, por berço ou navio”, afirma o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.

A média de descarga tem sido de cerca de 40 mil toneladas, ou seja, quase dois navios por dia, considerando o que vem sendo descarregado, mês a mês, de outubro de 2021 até março deste ano.