Portonave movimenta 700,3 mil TEUs no melhor semestre de sua história

0
108
IMPRIMIR
Há seis anos, a Portonave está consolidada como o terminal portuário que mais movimenta contêineres no Sul do Brasil

A Portonave, localizada no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, registrou a maior movimentação de contêineres em um semestre: foram 700.323 TEUs — unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés, operados de janeiro a junho, superando o recorde de 634.998 TEUs movimentados no segundo semestre do ano passado — crescimento de 22%.

O desempenho é resultado da parceria com armadores, que hoje possuem 14 linhas de navegação na Portonave, e também dos importadores e exportadores que escolhem Navegantes para escoar e receber suas cargas. As operações são realizadas com segurança, eficiência e qualidade por nossos 1,1 mil profissionais.

Há seis anos, a Portonave está consolidada como o terminal portuário que mais movimenta contêineres no Sul do Brasil. Em Santa Catarina, representou 64% de participação de mercado, segundo dados do Datamar de janeiro a maio.

Desde o início das operações, 11,7 milhões de TEUs foram movimentados e 8,7 mil escalas de navios recebidas até junho. Entre os principais produtos exportados no semestre, estão madeiras e carnes congeladas. Na importação, plásticos, têxtil e maquinários. As mercadorias têm como principais destinos e origens China e EUA.

Meses centenários

Neste semestre, todos os meses bateram a marca de mais de 100 mil TEUs movimentados, patamares de movimentação inéditos na história do Terminal.

  • Janeiro: 104,4 mil TEUs

  • Fevereiro: 101,1 mil TEUs

  • Março: 124 mil TEUs

  • Abril: 117,2 mil TEUs

  • Maio: 126,8 mil TEUs (maior movimentação em um mês)

  • Junho: 126,5 mil TEUs