Porto do Itaqui inaugura Centro de Controle inédito e prepara novo salto em produtividade

0
727
IMPRIMIR
170905-porto-do-itaqui
É a primeira vez em 50 anos de existência que o Porto do Itaqui terá um Centro de Controle Operacional para garantir a segurança no tráfego de navios e cargas

No extenso rol de entregas que o governador Flávio Dino fará em homenagem aos 405 anos de São Luís, o Porto do Itaqui recebeu especial atenção. Na quarta-feira (6), o governador vai inaugurar um moderno Centro de Controle Operacional (CCO) para o Porto do Itaqui, além de assinar o edital de licitação para contratação de consórcio de empresas para construção de um novo berço operacional.

É a primeira vez em 50 anos de existência que o Porto do Itaqui terá um Centro de Controle Operacional para garantir a segurança no tráfego de navios e cargas, aumentando, também, a produtividade do porto. Antes da implantação do CCO, a movimentação portuária era feita de maneira artesanal por meio de um quadro branco escrito a pincel, agora a programação de navios e cargas será controlada por um painel digital (videowall) composto por oito telas integradas a um sistema de gestão portuária.

O CCO possui torre de controle e equipamentos de última geração, com telas de controle digital e sistema de comunicação e de gestão específico para controle de tráfego de navios. São seis postos de monitoramento para acompanhar as operações no Porto do Itaqui em tempo real, com acesso a 18 novas câmeras e rádios digitais com estações fixas e móveis.

O governador Flávio Dino também anunciará abertura de edital para construção de um novo berço de operação. Com investimentos de R$ 150 milhões, a obra será construída com recursos exclusivamente próprios. Obras desse porte normalmente são realizadas com recursos federais e ou da iniciativa privada. O novo berço do Porto do Itaqui terá 270 metros de comprimento, 40 metros de largura, profundidade de 15 metros e será dedicado a carga geral e granéis sólidos.