Porto debaterá escoamento da safra agrícola na próxima quarta-feira

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Segundo estimativas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em 2016, 57,6 milhões de toneladas de granéis sólidos de origem vegetal deverão passar pelo Porto

O planejamento para o escoamento da produção agrícola pelo Porto de Santos será debatidos na próxima quarta-feira (17), durante todo o dia, no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no complexo marítimo. Assim como no ano passado, autoridades ligadas ao cais santista discutirão o Plano Safra 2016 e as medidas que serão adotadas para evitar congestionamentos nos acessos à região. Neste ano, o evento terá a participação do ministro dos Portos, Helder Barbalho.

Soja (grãos e farelo) e milho serão os principais produtos exportados. E o escoamento dessas cargas começará a se intensificar ainda neste trimestre. Neste período, o movimento de caminhões aumenta e o temor é de novos congestionamentos, como os que travaram os acessos rodoviários à região há cerca de três anos.

De acordo com o diretor-presidente da Codesp, José Alex Oliva, nos debates da próxima semana, serão definidas as ações dos órgãos envolvidos no escoamento da safra. As discussões reunirão a Secretaria de Portos (SEP) e as agências reguladoras de Transportes Aquaviários (Antaq) e Terrestres (ANTT), além de outros órgãos públicos que atuam no cais. Terminais portuários, pátios reguladores, a Ecovias (concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes), a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar e as prefeituras de Santos, Guarujá e Cubatão, além do Governo do Estado, também vão participar.

Para evitar congestionamentos, em 2014, foram impostas novas regras de acesso ao cais santista. Desde então, todo caminhão que chegar ao Porto dois dias antes ou dois dias depois do período agendado para carga ou descarga, é considerado um veículo infrator.

Conforme resolução da Docas, o terminal que desrespeitar a norma de agendamento e causar congestionamentos pode ser multado de R$ 1 mil a R$ 2 mil por caminhão irregular. Também está previsto que as instalações serão multadas em R$ 10 mil ou até R$ 20 mil por veículo que interromper o trânsito portuário.

A Docas ainda determinou que todo caminhão carregado com granéis sólidos deve passar por pátios reguladores, credenciados pela estatal, antes de chegar ao cais. Essas instalações devem informar, no intervalo máximo de uma hora, a capacidade de recepção e de vagas de estacionamento em cada terminal.