Porto de Santos vai ampliar área antes da privatização

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O que já foi definido é que, dentro dos cerca de R$ 16 bilhões de investimentos, estão previstos R$ 3,5 bilhões para a construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá, que será incluído entre as obrigações do novo operador

Em mais um passo de preparação para sua privatização, a Santos Port Authority (SPA), empresa que administra o porto de Santos, planeja ampliar sua área terrestre dos atuais 8 km2 para 14 km2. A ideia é incorporar zonas ainda inexploradas, que hoje estão fora dos limites de operação da companhia docas, mas que poderão dar origem a novos terminais ou projetos futuramente.

O novo traçado proposto prevê também a incorporação de 10 km 2 de extensão aquaviária. As principais áreas agregadas são a Ilha de Bagres (localizada na margem esquerda do porto) e o Largo do Caneu (que fica próximo ao canal de Piaçaguera).

As regiões já chegaram a ser alvo de interesse de grupos privados, mas nenhum projeto foi adiante. Hoje, a incorporação à área de influência da SPA já está praticamente acertada no governo, segundo Bruno Stupello, diretor de negócios e regulação da estatal, que falou ontem, em um encontro promovido pela companhia com o mercado.

“A poligonal deve ser alterada dentro de alguns meses e já será considerada no processo de desestatização”, disse ele. O novo desenho já teve o aval dos ministérios de Infraestrutura, Economia e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), afirmou.

Fonte: Valor