Porto de Santos tem em junho o pior mês dos últimos anos na importação de contêineres

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Confirmando as expectativas, junho foi o pior mês dos últimos anos, considerando os contêineres de importação descarregados na operação portuária em Santos. Superou o recorde negativo de maio, uma vez que apresentou movimento 21,56% inferior ao daquele mês.

Dados e Estatísticas Abtra consolidados de junho/2020, na plataforma Business Intelligence, acerca da movimentação de contêineres de importação no Porto de Santos, com base nos registros dos terminais e recintos alfandegados associados nesse porto e compilados da Janela Única Portuária (JUP)/Sistema DTe:

As 31.416 unidades descarregadas na operação portuária em Santos, em junho, representaram também menos da metade do volume verificado em junho de 2017, período anterior à crise econômica mundial de 2018. Ademais, ficaram 35% abaixo do total descarregado em junho de 2019 e, em relação ao mesmo intervalo de 2018, o tombo chegou a 37,49%.

A redução na descarga de contêineres em junho é claramente um efeito da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, tendo em vista o intervalo de alguns meses entre as contratações realizadas no exterior e a efetiva entrega delas nos portos brasileiros.

O mesmo comportamento foi observado quanto aos contêineres de importação que deram entrada nos recintos alfandegados associados no Porto de Santos. Entre maio e junho de 2020, o total em unidades recuou 23,34% (de 40.464 unidades para 31.019 unidades). Em relação a junho de 2019, 2018 e 2017, as quedas alcançaram 36,23%, 47,02% e 53,55%, respectivamente.

Os dados sobre as movimentações e os comparativos contabilizados em TEU também podem ser conferidos nesta edição.

O tempo médio mensal de permanência das cargas de importação sob controle aduaneiro no Porto de Santos caiu de 13,69 dias em maio para 12,46 dias em junho, sobretudo em razão do menor volume movimentado. Já o intervalo de 0,44 dias, compreendido entre o documento de importação até o desembaraço, a cargo das autoridades anuentes, foi quase o dobro do mês anterior (0,27 dias), mas continua sendo a menor parcela de todo o período, que envolve da entrada da carga no porto à saída dela, com destino ao importador. Por fim, o mês de julho/2020 promete repetir o mesmo quadro.