O presidente da Maersk no Brasil, Julian Thomas, pediu aumento de investimentos para desenvolver a infraestrutura dos portos brasileiros, especialmente do Porto de Santos (SP), que está em processo de privatização em um projeto coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e encomendado pelo Ministério da Infraestrutura.“Apoiamos a modernização e o aumento dos investimentos no Porto de Santos, garantindo uma infraestrutura competitiva para o crescimento do comércio exterior brasileiro”, afirma.
Nesse cenário, Julian Thomas defende a ampliação do calado para 17 metros na primeira fase da concessão. “Esse é o investimento mais crítico para maximizar o potencial do maior complexo portuário do país”, analisa.
De acordo com os dados disponibilizados na consulta pública sobre a privatização do Porto de Santos, percebe-se que antecipar o aprofundamento do canal a 17 metros já em 2026 geraria uma economia de aproximadamente R$ 45 milhões. Simultaneamente, a antecipação também geraria custos adicionais com dragagem de manutenção da ordem de R$ 40 milhões ao ano, no período de 2026 a 2033. Os benefícios gerados pela economia de escala, bem como a possibilidade de uma expansão dos mercados exportador e importador geradas por um porto mais profundo, superam o custo adicional com a dragagem de manutenção.