Porto de Itaguaí receberá um dos maiores projetos de arrendamento em porto público da história do país

0
146
IMPRIMIR
Estimativas indicam que o empreendimento proposto vai gerar um aumento significativo de arrecadação para o município de Itaguaí, através do pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS), podendo totalizar R$ 1,2 bilhão ao longo da vigência do contrato

A PortosRio deu mais um passo rumo à implantação de um novo terminal destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, no Porto de Itaguaí. Trata-se do projeto de arrendamento da instalação ITG-02, com uma estimativa de investimentos na ordem de R$ 3 bilhões nos primeiros anos de contrato e capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas por ano. No último dia 23, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) decidiu pela abertura de consulta pública, a primeira autorizada pela agência reguladora em 2023.

Os documentos preparatórios para a licitação da instalação portuária foram aprovados durante a 539ª Reunião Ordinária da diretoria da Antaq. Os diretores acordaram que o estudo que fundamenta a licitação está de acordo com a Resolução Normativa da ANTAQ nº 85/2022 e aprovaram a abertura de consulta pública, no intuito de obter subsídios e sugestões para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos relativos à realização da licitação para o arrendamento do ITG-02. O período para o envio das contribuições, assim como o agendamento da data da audiência pública presencial, será determinado pela agência em momento posterior.

Fonte: PortosRio