Porto de Imbituba lança Programa de Integração e Boas Práticas para ampliar segurança Porto-cidade

0
156
IMPRIMIR
Após a fase de apresentação, iniciou-se ainda esta semana a etapa de cadastro dos motoristas no SEST SENAT, que vai até 23 de abril. Os cursos são gratuitos e iniciam dia 10 de abril. A partir de 1º de julho, o certificado de participação passará a ser solicitado para liberação de acesso dos caminhoneiros

Em uma iniciativa conjunta da SCPAR Porto de Imbituba e SEST SENAT Florianópolis, foi lançado na terça-feira (22) o Programa de Integração e Boas Práticas no Porto de Imbituba. A ação é parte dos trabalhos de melhoria no eixo Educação e Conscientização, da Comissão de Transporte de Cargas, grupo formado no âmbito do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) para discutir formas de aprimorar a relação Porto-cidade nesse quesito. O evento de lançamento contou ainda com a participação do OGMO, operadores portuários e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Para o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera, “esta é uma ação preventiva para elevar a mentalidade de segurança no Porto e mitigar os possíveis impactos negativos do transporte de cargas, gerenciando os problemas de maneira conjunta”.

O gestor cita outras iniciativas que já estão em andamento, tais como, o uso de sopradores e  a doação recente de uma varredeira para a prefeitura, por parte dos operadores.“Queremos fortalecer uma cultura geral de procedimentos de segurança dos agentes que atuam no Porto, aumentando ainda mais os níveis de segurança das atividades portuárias, tanto no trânsito interno, quanto no trajeto externo dos condutores”, afirma Juliano Blanco, engenheiro de Segurança do Trabalho da Autoridade Portuária e ponto focal no Porto de Imbituba.