Porto de Imbituba consolida embarques de minério de ferro

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A carga agora embarcada via Porto de Imbituba tem origem em Corumbá, Mato Grosso do Sul, e chega pelo modal rodoviário. Antes o minério era escoado por hidrovia para a Argentina e Uruguai e depois seguia para a Europa por navegação marítima.

Foi concluído esta semana no Cais 3 do Porto de Imbituba (SC) o embarque piloto de um projeto de exportação de minério de ferro que chega para se estabelecer no portfólio de cargas atendidas pelo complexo portuário. A projeção é de movimentar 400 mil toneladas nos próximos cinco meses.

A operação inaugural de 41,4 mil toneladas foi realizada no navio “Nordic Stavanger” no último domingo (1) com destino ao Porto de Ijmuden, na Holanda. Com cerca de 190 metros de comprimento, a embarcação zarpou com 4 porões carregados de minério. A operação portuária esteve a cargo da ILP e o navio foi agenciado pela Orion.

Para o gerente comercial da autoridade portuária, Rui Roberti, trata-se de uma grande conquista para o Porto de Imbituba. “Representa a diversificação das cargas, em sintonia com as diretrizes de exploração dos portos. Sedimentando-se a carga, trataremos de estabilizá-la por meio de um arrendamento de longo prazo”, destaca Roberti.

A atração dessa nova carga já repercute na qualificação da estrutura do porto. A Sul Norte Logística, operadora portuária, está concluindo um armazém de lona de 6.400 m² e construirá mais dois módulos 5.600 m² na retaguarda do Cais 3, especificamente para atender essa carga. A área ainda permite a expansão do projeto, caso necessário. Segundo Juliano Franco, gerente Administrativo da empresa, esta oportunidade de mercado tem um importante impacto social local na geração de empregos, com o aumento inicial de 20% no quadro de funcionários, apenas da Sul Norte, podendo abrir ainda mais vagas, dependendo do aumento de volume movimentado.