Porto de Imbituba bate recorde anual com aumento de 3,6% na movimentação

0
159
IMPRIMIR
A maioria das operações foram de importação, fluxo que apresentou queda de 7,3% na quantidade transportada. Comparado a 2021, as exportações aumentaram significativamente sua participação nas operações, com alta de 21,3% na tonelagem destinada ao exterior

Com movimentação de 7,1 milhões de toneladas, o Porto de Imbituba alcançou um novo patamar operacional em 2022, consagrando o melhor resultado anual de sua história. Em relação ao recorde anterior, celebrado em 2021, houve crescimento de 3,6% no volume movimentado. Ao todo, foram atendidos 280 navios.

As principais cargas movimentadas no último ano são granéis sólidos, especialmente o coque de petróleo, com 28,6% da movimentação total. Também apresentaram expressiva participação no grupo graneleiro os fertilizantes, o sal, o farelo de soja, o minério de ferro e a hulha betuminosa.

Além dos granéis, destaque para a operação de contêineres, cujo volume operado garantiu o segundo lugar no ranking de produtos transportados. Nas cargas gerais, grupo com maior crescimento dentre os segmentos operados em relação ao ano anterior (+34,6%), sobressaiu a movimentação de toras de madeira.