>Porto de Ghent

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Nesta quarta-feira visitaremos o porto de Ghent. Seremos recebidos pelo diretor comercial Dirk Becquart. Abaixo, uma entrevista que realizamos em 2009 para a Revista Conexão Marítima em Porto Alegre no Congresso Navegar.

Quais os setores que Ghent pode fazer negócios no Brasil?

Poderemos ter muitos negócios com o Brasil. A cada 5 toneladas que chegam em Ghent, uma tonelada vem do Brasil. A cada três semanas temos uma linha regular com o porto de Santos no transporte de sucos. Operamos também com Santos carga de projetos e de contêineres.
Em 2008 movimentamos 47 milhões de toneladas. Estamos próximos de um dos maiores mercados consumidores do mundo. O porto de Ghent é um centro de distribuição de mercadorias.Operamos cargas de vários países do mundo.

O porto pode ser um centro de distribuição dos produtos brasileiros?

Somos uma empresa portuária autônoma, e mantemos uma forte relação com a cidade. O porto tem 27 km de cais, não há congestionamentos de navios, qualquer embarcação pode operar no porto. Precisamos estreitar as relações comerciais com o Brasil, para distribuir seus produtos para os países Nórdicos, Turquia, Rússia e Grécia.

Qual a capacidade de armazenamento do porto no que se refere ao biocombustível?

Estamos investindo em projetos voltados para o biocombustível. Somos o maior cluster deste produto na Europa, não apenas na produção, mas na pesquisa e desenvolvimento. Em novembro vamos inaugurar em Ghent uma usina de biocombustíveis para pesquisar mais esse produto. O porto tem uma capacidade de armazenamento de cerca de 1 bilhão de metros cúbicos de biocombustível de segunda geração.

O que é movimentado no modal hidroviário?

Operamos barcaças nas hidrovias e transporte marítimo. Movimentamos 27 milhões de toneladas no marítimo e 20 milhões na hidrovia. Mesmo com a crise, a tendência é de crescimento até o final deste ano. Essas barcaças tem capacidade para 9 mil toneladas, que transportam produtos sólidos e líquidos. A partir de Ghent podemos chegar até Paris com barcaças de até 4 mil toneladas de cargas. É melhor que o transporte rodoviário, porque evita os congestionamentos, e acidentes.

Ghent também opera com grande quantidade de aço?

Possuímos a maior usina de aço da Europa. Importamos 1 milhão de toneladas de produtos para a fabricação de aço.Temos terminais com capacidade para seis milhões de toneladas de aço para a indústria automobilística. Várias montadoras estão operando em Ghent para distribuir seus veículos na Europa.

Há áreas para expansão do porto?

Ghent tem 600 hectares disponíveis de área para empresas se instalarem, isso é mais que 50% do que está disponível nos portos existentes na Bélgica. Essa é uma grande vantagem em relação aos demais portos da Europa. Anualmente do Brasil temos uma importação de 1 milhão de toneladas de soja. Ghent é a maior base de armazenamento de produtos voltados para o agronegócio,como sucos, soja e grãos.