Polo Petroquímico de Triunfo completa 30 anos de adequação do eteno para a produção de plásticos

0
754
IMPRIMIR
As seis empresas instaladas – Innova, Oxiteno, Borealis, Braskem, White Martins e Lanxess – geram mais de seis mil empregos, e arrecadam R$ 1,4 bilhões em impostos por ano

Foram comemorados, na última quarta-feira (5), os 30 anos da especificação de eteno no Pólo Petroquímico de Triunfo (RS). Uma das mais importantes matérias primas do plástico, o eteno foi adequado às normas mundiais para a produção de plástico e inseriu o pólo neste mercado há três décadas.

Uma curiosidade é que o período necessário para o início de produção de plástico de acordo com as normas internacionais, foi de apenas 13 dias após a partida da planta da Braskem. Na época, a rapidez da adequação do eteno foi um recorde mundial.

Após três décadas de história, o Pólo hoje permanece importante para a economia gaúcha. Suas seis empresas instaladas – Innova, Oxiteno, Borealis, Braskem, White Martins e Lanxess – geram mais de seis mil empregos, e arrecadam R$ 1,4 bilhões em impostos por ano. É um dos maiores polos de produção de resinas termoplásticas do Brasil, atendendo a mercados como o automobilístico, de alimentos e eletrodoméstico.