PF faz operação e bloqueia R$ 2,8 bilhões de quadrilha que enviou 17 toneladas de cocaína para a Europa

0
85
IMPRIMIR
Organização criminosa é especializada em tráfico internacional de drogas, e usou o Porto de Santos e outros portos brasileiros para exportar a droga — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Uma operação comandada pela Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira, oito mandados de busca e apreensão em endereços na região da Praia Grande e de Santos, na baixada santista. O objetivo da Operação Pactolo é desarticular uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas. Usando os portos de Santos e de outras regiões do país, o grupo enviou cerca de 17 toneladas de cocaína para a Europa.

As ações de narcotráfico internacional comandadas pela quadrilha foram operacionalizadas com o que os investigadores consideram uma complexa estrutura logística. A organização envolve todo o processo de produção da droga no exterior; o ingresso e transporte dela no Brasil; a distribuição interna, e, depois, a preparação e envio para o exterior, pelo mar, escondida em produtos. A atuação é predominante na região do Porto de Santos.

Segundo a Polícia Federal, aproximadamente 30 agentes estão nas ruas. Além dos mandados, bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações dos suspeitos tiveram ordem de bloqueio. Também foram sequestrados 12 imóveis, que incluem apartamentos de luxo, no decorrer da operação. O valor total dos bens é estimado em R$ 2,8 bilhões.

https://oglobo.globo.com/brasil/sao-paulo/noticia/2023/08/30/pf-faz-operacao-e-bloqueia-r-28-bilhoes-de-quadrilha-que-enviou-17-toneladas-de-cocaina-para-a-europa.ghtml