Petrobras retoma fornecimento de gasolina de aviação agrícola

0
466
IMPRIMIR
O sindicato aeroagrícola passou a cobrar informações e uma solução junto à Petrobras, já que a situação colocava em risco a proteção de safras importantes para o país

Depois de pelo menos três semanas em situação tensa pela falta de gasolina de aviação [avgas] em pleno auge nas operações de safra, as empresas de aviação agrícola em São Paulo começaram a receber o combustível nesta quarta-feira (16), informa o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). Segundo informações junto a distribuidores, no Rio Grande do Sul, estado com a maior frota movida a avgas do País, a previsão é de que as empresas comecem a receber combustível nessa quinta-feira (17).

A expectativa agora é para que a quantidade importada pela Petrobras e que começou a ser descarregada terça no Porto de Santos, em São Paulo, seja suficiente para atender à demanda aeroagrícola. Como boa parte dos reservatórios já estavam secos nas empresas, as distribuidoras precisarão garantir um fluxo grande de cargas para darem conta da demanda.

O Sindag também aguarda a definição da data de uma reunião que deve ser agendada pelo governo federal com entidades da aviação, Petrobras, Anac e outros órgãos. O encontro foi ventilado pela Presidência da República, que intercedeu no caso na terça-feira (14), determinando prioridade na liberação da carga de avgas no Porto de Santos. A reunião será para definir junto com as entidades qual a demanda de avgas no País, a fim de garantir que o problema não se repita.