Petrobras e governo do Rio querem transformar antigo Comperj em polo industrial

0
158
IMPRIMIR
O protoloco entre o governo do Rio e a Petrobras prevê a cessão de áreas no local, que equivalem a 4.167 campos de futebol. Pelo protocolo de intenção, o governo do Estado vai investir na melhoria da infraestrutura para acesso ao local, como a reforma das estradas.

A Petrobras e o governo do Estado do Rio assinaram na manhã desta sexta-feira um protocolo de intenções para criar um complexo industrial em Itaboraí, onde está localizado o Polo Gaslub (antigo Comperj). A Firjan também participa do projeto.

A ideia é atrair novas indústrias para o empreendimento, que terá gás oriundo dos campos do pré-sal. Estimativa de Vinicius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, é que o projeto possa gerar cerca de 11 mil empregos e investimentos de R$ 15 bilhões.

O projeto de revitalização é mais uma tentativa de buscar uma solução ao Comperj, projeto que foi alvo de corrupção revelado pela Operação Lava-Jato e que em seu projeto original previa a construção de um complexo de refino.

Atualmente, o Galub terá uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) para o tratamento do gás natural oriundo do pré-sal. O projeto deve começar a operar no primeiro trimestre do próximo ano. Segundo fontes, já há conversas em andamento com uma indústria da Finlândia de fertilizantes e com a russa GazProm, a partir do início das operações do UPGN.