Pesquisa revela crescimento de roubo de cargas em 2023 e projeta um novo aumento em 2024

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Em um cenário de desafios na segurança no Brasil, o roubo de cargas se tornou um fator relevante que impacta negativamente as cadeias de suprimentos. Durante 2023, o Brasil registrou 17.108  mil roubos de cargas, o que representa um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior. O relatório anual desenvolvido pelo Centro de Inteligência da Overhaul, empresa de software de gerenciamento de riscos e visibilidade da cadeia de suprimentos, apresenta uma análise detalhada dos roubos de cargas no país, utilizando robôs, tecnologia e inteligência artificial que fazem uma busca dessas ocorrências, até mesmo aquelas que não são notificadas, e também dados oficiais de fontes públicas. Com base nos dados coletados, especialistas em gestão de riscos preveem um crescimento de 1,1% no roubo de cargas para o ano de 2024, totalizando 17.298 eventos.

Para este ano, a tendência é que o setor de logística movimente ainda mais nas estradas, principal meio de transporte no país. Com isso, os desafios na área da segurançacarretas se tornam ainda maiores, como explica Reginaldo Catarino, Gerente de Inteligência da Overhaul Brasil: “Além do prejuízo financeiro causado pelo valor da carga roubada, há também o aumento das taxas de seguros, interrupções no fornecimento, gastos extras com frete, altos investimentos em segurança e restrições operacionais.” O Centro de Inteligência detectou que a maior concentração de roubos de carga (88%) ocorreu na região que abrange os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. Essa informação corrobora a percepção de que as áreas de maior desenvolvimento econômico e logístico são alvos preferenciais dos criminosos.

No entanto, uma mudança significativa em relação ao ano anterior foi observada nas demais regiões do país. Enquanto o Nordeste ocupou a segunda posição em 2022, no ano seguinte, o Sul se posicionou como a segunda região com mais ocorrências de roubo de carga. Essa inversão pode estar relacionada às diferentes estratégias adotadas pelos criminosos e ao aumento da vigilância e segurança nos estados nordestinos. São Paulo e Rio de Janeiro se mantiveram como os principais contribuintes para os altos números de roubo de carga no país. Juntos, esses dois estados responderam por 70% de todos os casos registrados em 2023, porém, se comparado a 2022, houve uma leve diminuição. Já São Paulo, sozinho, teve 4% a mais de ocorrências, demonstrando a persistência e a dificuldade de combate ao crime no estado.

No que diz respeito aos dias da semana com maior incidência de roubo de carga, terça-feira se destacou como o dia com maior risco, representando 22% dos incidentes.policia cargarEssa mudança em relação a 2022, quando quarta e quinta-feira lideravam os índices, reflete a concentração de movimentação de cargas durante os dias úteis e oferece oportunidades para os criminosos explorarem vulnerabilidades na segurança das operações logísticas“, analisa Reginaldo.

Já em relação aos horários, os roubos de carga continuaram prevalecendo pela manhã, entre 6h e 12h, representando 50% dos casos. No entanto, chamou a atenção o aumento significativo de roubos no período da tarde, das 12h às 18h, que passou de 6% para 31% em 2023. Ainda segundo o especialista, esse aumento pode ser explicado pelo fato de os criminosos esperarem os motoristas fazerem paradas para descanso e, assim, terem a oportunidade de abordá-los sem levantar suspeitas.

Fonte: Petronotícias