Passageiros se preparam para volta dos cruzeiros marítimos no Brasil

0
155
IMPRIMIR
               Suspensas há quase 20 meses, viagens serão retomadas a partir do próximo dia 5

Folha de S.Paulo / Clayton Freitas

“Navegar é preciso”, título de um dos poemas mais conhecidos de Fernando Pessoa, virou lema entre adeptos do turismo marítimo, que foi suspenso desde o dia 19 de março de 2020 no Brasil e será autorizado para ser retomado a partir deste dia 1º de novembro, quase 20 meses depois.

Apesar da liberação já a partir desta segunda-feira (1º), a temporada de cruzeiros só começará no dia 5 de novembro, próxima sexta-feira, com a saída do MSC Preziosa de Santos (litoral de SP).

Num misto de ansiedade por tamanha espera, alívio por saber que as viagens estão autorizadas e resignação pelas novas exigências de protocolos sanitários, esses turistas já fazem planos para voltar a fazer o que mais gostam.

Em portaria publicada na última quinta-feira (28), o Ministério da Saúde informa as condições para o cumprimento do isolamento e quarentena das embarcações de cruzeiros para viajantes e funcionários dos navios. Segundo protocolos divulgados na sexta-feira (29) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), até 10% de todos os ocupantes do navio terão de ser testados diariamente (leia mais abaixo).

Com a experiência de quem já realizou várias viagens de navio, o empresário carioca Alcebíades Alves Lobato Neto, 51, afirma não estar preocupado, já que o asseio é uma das principais preocupações das empresas responsáveis pelos navios.”Muito antes de se falar em usar álcool em gel esse já era um item que os navios dispunham, além da grande preocupação com a limpeza”, afirmou.

https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2021/11/passageiros-se-preparam-para-volta-dos-cruzeiros-maritimos-no-brasil.shtml