Palestra na Federasul expõe infraestrutura dos portos do Rio Grande do Sul

0
161
IMPRIMIR

A Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) realizou, na manhã desta quarta-feira (13), a sua edição semanal da reunião-almoço Tá na Mesa. O encontro de hoje contou com a participação do superintendente da Portos RS, Fernando Estima, como um dos palestrantes.

O evento também contou com as presenças do prefeito municipal de Rio Grande, Fábio Branco, do diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, do presidente do complexo portuário Termasa/Tergrasa, Caio Viana, e do gerente sênior de produção do complexo de Rio Grande da Yara Brasil, Cristiano Barcellos.

Na ocasião, Estima apresentou os números obtidos pelos portos do Rio Grande do Sul no primeiro bimestre de 2022, onde o Porto do Rio Grande registrou o melhor de toda a sua história. O projeto Rio Grande Porto Indústria também foi apresentado, assim como seus investimentos já confirmados.

O Polo Integrado da Química, em Triunfo e Montenegro, também foi destacado durante a palestra, em razão da área 700 hectares localizada estrategicamente junto ao Complexo Petroquímico de Triunfo, dispondo de infraestrutura completa. O Polo oferece um ambiente de competitividade e inovação voltado para o setor químico.

A transformação de autarquia para empresa pública também foi abordada por Estima. O processo já passou pela Assembleia Legislativa, teve o Estatuto Social aprovado e agora está em tramitação na Junta Comercial. A virada de chave trará benefícios para os portos e às cidades em que estão inseridos.

Projetos de ampliação, como o da Termasa/Tergrasa, foram apresentados. Resultados agrícolas do estado e os potenciais para o setor também foram objeto de exposição durante a palestra. Deverão ser construídos novos armazéns que ampliarão a capacidade de descarga e um píer de atracação, em um investimento de R$ 676 milhões.

A Yara Brasil, que agora conta com a maior planta de fertilizantes da América Latina, está preparando a Unidade Rio Grande para acompanhar o consistente crescimento do mercado agrícola brasileiro, que deverá se tornar o maior produtor mundial de alimentos nos próximos anos. Atualmente a empresa atende os mercados do RS, SC, PR, MS e o Paraguai.

Já o Tecon Rio Grande recebeu destaque para os seus 25 anos. Ao longo desse período, o terminal do Grupo Wilson Sons passou por uma série de transformações que garantiram a ampliação de suas movimentações e consequentemente a qualidade dos serviços, refletindo em competitividade e geração de renda.

Ao final da reunião-almoço Tá na Mesa, o prefeito municipal, Fábio Branco, e o superintendente da Portos RS, Fernando Estima, estiveram reunidos com a diretora de operações da DGE Soluções Renováveis, Daniela Cardeal, o diretor comercial da DGE Soluções Renováveis, Guilherme Sari, e o diretor da Parcon Consultoria, Walter Lídio. O objetivo do encontro foi o de tratar sobre a importância da hidrovia e os benefícios da energia eólica.

Fonte: Assessoria Portos RS