Os especialistas em resgates de navios cargueiros gigantes

0
197
IMPRIMIR
A dificuldade de apagar um incêndio em mar aberto fez com que o navio Maersk Honam fosse rebocado até o porto, em 2018 — Foto: BOSKALIS

Porta-contêineres enormes transportam mercadorias para todo o mundo, mas como fazer para salvá-los quando enfrentam problemas – como aconteceu recentemente com o Ever Given e o Ever Forward?

Verão de 2010. A chuva golpeava as janelas. O mar violento batia no casco de aço do navio no meio da noite, e o barulho do vento era ensurdecedor. 

O navio porta-contêineres Kota Kado, com 230 metros de comprimento, havia encalhado próximo ao porto de Hong Kong. A tripulação havia sido retirada, mas seu mestre de salvamento, o capitão Nick Sloane, permanecia na ponte da embarcação com seu colete salva-vidas, preparado para o pior. Ele observava a força do tufão que agora, na escuridão, assolava o navio acidentado. 

Sloane havia se refugiado com apenas outros cinco membros da equipe de salvamento. Dias antes, eles haviam chegado ao Mar do Sul da China para resgatar o Kota Kado. 

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/24/os-especialistas-em-resgates-de-navios-cargueiros-gigantes.ghtml